Como saber se tenho hérnia de disco?

 em Outros

Sabe aquela dor nas costas inesperada, acredita-se ser relacionada ao estresse e ao cansaço do cotidiano e que muitas vezes se torna uma situação constante e bastante incômoda. A causa do problema pode ser a hérnia de disco.

Resultado do desgaste e deslocamento dos discos intervertebrais presentes na coluna vertebral, a hérnia de disco é uma das principais causas de dores nas costas das regiões cervical e lombar. Em geral, a hérnia causa irritação aos nervos que estão presentes na coluna vertebral, o que pode gerar dor, formigamento, dormência e fraqueza nos braços e pernas. Na maioria das vezes, boa parte dos pacientes com hérnia de disco na fase inicial costuma se livrar do problema em até três meses.  Em casos mais graves e sem o tratamento adequado, a hérnia de disco pode persistir comprimindo os nervos da coluna vertebral, levando a um quadro crônico da dor e outras alterações neurológicas.

 

Fatores de risco e sintomas

Não apenas a hereditariedade e o envelhecimento são causas diretas de quem sofre de hérnia de disco.  A falta de atividade física, a obesidade, o tabagismo e o ato de carregar ou levantar peso de maneira inadequada estão entre os principais fatores de risco.

Muito comuns no dia a dia, os movimentos de repetição no ambiente de trabalho de forma inadequada, como a má postura ao usar o computador ou o telefone, podem causar desgaste dos discos da coluna vertebral e, consequentemente, propiciar o aparecimento da hérnia.

VEJA TAMBÉM:

Tratamento

O tratamento conservador, que geralmente inclui o uso de analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e fisioterapia, costuma ser satisfatório na maioria dos doentes na fase inicial do processo. Por outro lado, nos casos mais graves e crônicos, a cirurgia pode ser necessária para solucionar o problema.

Desenvolver hábitos saudáveis de vida são atitudes fundamentais para prevenir o desenvolvimento da hérnia de disco. Para mais informações sobre como se prevenir da hérnia de disco, ou se  já apresenta algum dos sintomas, procure um médico especialista!

Caso apresente algum dos sintomas, ou tenha recebido o diagnóstico hérnia de disco, entre em contato com o Dr. Iuri Neville do Espaço Sinestesia, especialista no assunto, e agende a sua consulta.

 

Autoria:

Dr. Iuri Neville – CRM-SP 142.464

Compartilhe

Posts Recentes

Deixe uma resposta

WhatsApp chat