Dores musculoesqueléticas
Dores musculoesqueléticas podem ser provocados por trauma, sobrecarga, alteração postural, ergonomia de trabalho ou secundária a algum problema inicial. As dores musculares acometem mais de 90% da população e os músculos machucados geralmente direcionam as dores para algumas regiões do corpo (chamamos de dor referida), como, por exemplo, ombros, cotovelos, costas, pescoço, quadril, joelhos e pés.
Veja também:
As lesões nos músculos não aparecem em exames. Somente com avaliação física e palpação da musculatura é que conseguimos identificar os músculos acometidos, região de dor referida e limitações causadas pelas lesões. Esse tipo de lesão chamamos de Síndrome Dolorosa Miofascial.
Tratamento para Dores musculoesqueléticas
O tratamento envolve mudanças de fatores que desencadeiam lesão e dor, agulhamento ou infiltração para relaxar a musculatura, orientações posturais e ergonômicas e fisioterapia especializada no tratamento de dor.
Tudo isso pode ser avaliado e discutido com o médico especialista em dor, pois o tratamento compartilhado apresenta maior sucesso com o entrosamento do médico e do paciente.
Texto de autoria de: Diego Toledo CRM-SP 118.173 | Médico Fisiatra e membro do Comitê de Cefaleia da SBED.