Saiba como identificar a Dor Sacroilíaca

 em Outros

A Sacroileíte, ou Dor Sacroilíaca, é uma inflamação das articulações sacroilíacas que correspondem à junção articular entre o osso sacro da coluna vertebral e osso ilíaco da bacia, unindo a parte inferior da coluna com a bacia. Isso acontece devido à uma disfunção biomecânica desta articulação, o que também pode ser a causa de uma lombalgia. Estas articulações não são muito móveis, tendo como função principal a transmissão de força das extremidades inferiores para a coluna.

Fatores que levam à Dor Sacroilíaca

A Sacroileíte pode ser causada por condições como traumas, após um procedimento cirúrgico na coluna, doenças reumáticas ou processos infecciosos. A sobrecarga exercida sobre os membros inferiores transmitida para a região pélvica durante a prática de esportes de impacto e de longa duração, como as corridas longas, por exemplo, pode afetar também a articulação.  Outros fatores que levam a essa patologia podem ser traumatismos com grande impacto, como acidentes ou quedas. No período da gravidez, a articulação sacroilíaca tende a relaxar e a distender-se, gerando sobrecarga nela e podendo levar, também, à Dor Sacroilíaca.

Manifestações clínicas

A Sacroileíte é um processo inflamatório local que causa dor, estendendo-se desde a região lombar até às coxas e pernas, provocando rigidez e diminuição da amplitude de movimento. Essa dor pode acometer também a virilha e os pés, podendo agravar-se com a permanência em pé por muito tempo, desequilíbrio de peso entre as duas pernas, subir escadas e correr. Quando associada a doenças reumáticas, pode haver também complicações como dificuldade para respirar, deformações da coluna, infecções pulmonares e problemas cardíacos.

VEJA TAMBÉM:

Diagnóstico da doença

Para detectar a Sacroileíte são necessários realizar exames físicos, entender o histórico clínico do paciente. Os exames de imagem como a radiografia simples, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética podem ajudar no diagnóstico. Ao exame físico, avaliamos a dor na movimentação das articulações sacroilíacas.

Tratamento

Os métodos para tratar envolvem medidas fisioterapêuticas, o uso de medicamentos e  exercícios de fortalecimento muscular na região afetada.

Ao perceber esses sintomas, entre em contato  com o Dr. Diego Toledo do Espaço Sinestesia e agende a sua consulta.

Autoria:

Dr. Diego Toledo CRMSP 118.173

 

Compartilhe

Posts Recentes

Deixe uma resposta

Dor no pescoço
WhatsApp chat