Saiba mais sobre a dor neuropática

 em Outros

O que é dor neuropática?

Formigamento, queimação, choque e sensibilidade aumentada ao toque e a estímulos que geralmente não causam dor são alguns dos sintomas da dor neuropática. Ela acontece devido a uma lesão ou doença no sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) ou então periférico (gânglios e nervos).

Além dos sintomas acima, os pacientes encontram outras maneiras livres para descreverem o seu desconforto e expressarem a sua dor, que pode ser uma dor neuropática. Por isso existe a necessidade da avaliação de um especialista no assunto.

 

Veja também:

 

Além disso, ela pode ser consequência de várias causas. Portanto falaremos mais neste post sobre duas delas: o diabetes e a quimioterapia.

Diabetes

É uma das principais doenças associadas à dor neuropática. Isso acontece porque o aumento da glicemia promove lesão progressiva dos nervos. Além disso, o impulso nervoso elétrico que passaria por um caminho nos nervos perde o seu caminho e gera um “curto-circuito”, que é interpretado no nosso organismo como dor. Assim, possui características e descritores de dor neuropática: formigamento, queimação, choque, aumento da sensibilidade, etc.

Quimioterapia

Também é uma das possíveis consequências do tratamento de câncer feito com algumas quimioterapias. Pois alguns tratamentos utilizados, apesar da importância no tratamento do câncer podem apresentar neurotoxicidade, ou seja, lesar os nervos. A pessoa pode sentir formigamento, ardência ou dormência, choques, frio doloroso, entre outros desconfortos.

Dependendo da intensidade da dor, o indivíduo pode ter dificuldades em executar várias tarefas rotineiras como caminhar, por exemplo.

O diagnóstico da dor neuropática depende de uma avaliação clínica completa, com a escuta da história do paciente e um exame neurológico completo com pesquisa da sensibilidade para detectar os tipos de fibras nervosas lesadas, dependendo do caso, alguns exames complementares são necessários.

O tratamento está diretamente relacionado com o tipo da dor, a dor neuropática é tratada com medicamentos específicos para este tipo de dor.

Entre em contato com a Dra. Irina Raicher do Espaço Sinestesia e agende a sua consulta.


Autoria: 

Dra. Irina Raicher CRMSP 129272

Compartilhe

Posts Recentes

Deixe uma resposta

cervicobraquialgia
WhatsApp chat