Saiba mais sobre a hérnia de disco

 em Outros

A hérnia de disco é um problema que acontece quando um dos discos intervertebrais sai da sua posição normal. Dessa forma, ele comprime as raízes nervosas que passam pela coluna vertebral. Acontece, mais frequentemente, nas regiões lombar e cervical. Isso porque são as regiões da coluna naturalmente mais móveis e suscetíveis a esse processo degenerativo, ou seja, de desgaste.

 

Veja também:

 

Fatores de risco

Existem algumas condições que podem ser determinantes na hora de desenvolver essa doença. Como, por exemplo, excesso de peso, tabagismo, a falta de atividade física (sedentarismo) e também de hábitos de vida saudáveis.

Sintomas da hérnia de disco

Os sintomas mais comuns relatados pelos pacientes são dor nas costas (cervicalgia e lombalgia), dor irradiada para o braço (no caso de hérnia de disco cervical) ou então à perna (nas hérnias de disco da região lombar). A dor intensa que irradia para a coxa e perna é também chamada de ciatalgia ou dor ciática. No entanto, além dessas queixas, os pacientes podem apresentar sensação de formigamento nos braços e nas pernas, sensação de fraqueza e, em casos mais graves, perda dos movimentos dos braços e pernas. Além disso, pode haver alterações da capacidade da pessoa controlar a micção (controle da bexiga).

Tratamento

O tratamento inicial costuma incluir um curto período de repouso associado a analgésicos e fisioterapia, sendo essas medidas eficazes em mais de 90% das pessoas. Portanto, apenas em casos mais graves, e que não respondem ao tratamento inicial, pode haver a necessidade de alguma operação como, por exemplo, infiltrações ou a cirurgia na coluna.

Prevenção

As principais formas de se prevenir desse tipo de problema são a atividade física regular e orientada por um profissional da saúde. Além disso, é importante evitar o excesso de peso bem como o consumo de cigarro. Adotar um estilo de vida saudável é, sem dúvida, um grande aliado na prevenção das hérnias de disco!

Entre em contato com o Dr. Iuri Neville do Espaço Sinestesia e agende a sua consulta.

Autoria: 
Dr. Iuri Neville CRMSP 142.464

Compartilhe

Posts Recentes

Deixe uma resposta

alimentaçãocervicobraquialgia
WhatsApp chat