Tumor cerebral: sintomas e tratamentos

 em Outros

O tumor cerebral é o termo utilizado para definir o crescimento desenfreado de células no cérebro, levando a formação de uma massa tumoral. Como em qualquer parte do corpo humano, um tumor pode se desenvolver no cérebro. A depender do tipo de célula que deu origem, essa massa tumoral pode ter um crescimento lento ou rápido, ser benigno ou maligno (câncer) e crescer de forma silenciosa ou causar sintomas neurológicos graves. Seja qual for a característica, todos os tumores cerebrais precisam ser levados a sério e tratados por especialistas no assunto.

Riscos

O crânio é uma estrutura óssea rígida e no seu interior está o cérebro, um órgão delicado, nobre e o principal centro do sistema nervoso. É por esse motivo que o tumor cerebral pode ser perigoso, pois o seu crescimento pode pressionar as áreas do cérebro à medida que crescem, afetando muitas regiões cerebrais que podem levar ao surgimento de alterações neurológicas e sequelas.

Tipos de tumores

Os meningiomas são os tumores cerebrais mais comuns na idade adulta, geralmente localizados em estruturas que recobrem o cérebro. Apesar de benignos em mais de 85% dos casos, são capazes de causar sequelas neurológicas. Os gliomas compreendem um grupo de tumores cerebrais originados de células do próprio cérebro (“da glia”) e apresentam diversos subtipos que são classificados de acordo com a sua probabilidade de cura, desde os benignos (classificados como grau I) até os malignos, classificados como grau IV, dentre eles o glioblastoma. Estes são tumores agressivos, de crescimento rápido, e com alta probabilidade de recidivarem mesmo após o tratamento completo composto por cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

 

Veja também:  

Sintomas

Os sintomas do tumor cerebral dependem de diversos fatores, dentre eles: a localização do tumor, o tipo celular que deu origem à massa tumoral e a sua velocidade de crescimento. As manifestações clínicas mais comuns incluem: crises convulsivas, dor de cabeça (cefaleia) geralmente pior no período da manhã, vômitos, alterações do comportamento e do raciocínio, confusão mental (desorientação), fraqueza de um lado do corpo e problemas de equilíbrio. Em casos mais críticos, a pessoa pode rapidamente entrar em estado de coma.

Tratamentos

Hoje em dia existem diversas modalidades de tratamento disponíveis para combater um tumor cerebral. De forma geral, os tumores cerebrais podem ser removidos parcialmente ou totalmente através de uma cirurgia. Em alguns casos, quando o procedimento cirúrgico não é a forma mais segura de tratamento ou quando o tumor apresenta alta chance de recidiva, há outras terapias disponíveis: quimioterapia e radioterapia.

O tratamento deve ser sempre feito de forma individualizada, levando-se em consideração não somente as características do tumor cerebral diagnosticado, mas também as peculiaridades de cada paciente.

Caso você apresente algum dos sintomas, ou tenha recebido o diagnóstico de tumor cerebral, entre em contato com o Dr. Iuri Neville do Espaço Sinestesia e agende a sua consulta.

 

Autoria:

Dr. Iuri Neville; CRM-SP 142.464

Compartilhe

Posts Recentes

Deixe uma resposta

WhatsApp chat