Varizes: Conheça o tratamento para esse problema
Varizes são veias superficiais dilatadas e tortuosas que perderam a sua função de retorno venoso dos membros inferiores para o coração e, assim, se tornam visíveis.
De acordo com o seu calibre podem ser:
1 – Veias varicosas: que se sobressaem na pele e com diâmetro maior que 3 milímetros são as veias safenas e suas colaterais;
2 – Veias reticulares: são as que têm diâmetro entre 1 a 3 milímetros;
3 – Telangiectasias: são as popularmente conhecidas como “vasinhos”, com diâmetro menor que 1 milímetro.
Veja também:
As varizes são muito frequentes na população em geral e, principalmente, em porcentagem maior nas mulheres. Estão muito relacionadas com predisposição genética, uso de anticoncepcionais, gestações, obesidade, bem como menopausa, reposição hormonal e o envelhecimento.
Os sintomas mais comuns das varizes são:
- Sensação de peso e cansaço nas pernas;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Alteração da cor da pele;
- Coceira e descamação da pele;
- Ulcerações nas pernas.
O diagnóstico deve, sem dúvida, ser feito por um cirurgião vascular que irá avaliar os possíveis tratamentos de acordo com cada caso. Além disso, o tratamento poderá ser feito através de procedimentos ambulatoriais como, por exemplo, escleroterapia ou em hospitais com cirurgia.
A escleroterapia, popularmente conhecida como secagem de vasos, utiliza a injeção de uma substância que irá produzir uma alteração na parede do vaso. Desse modo, leva ao fechamento do mesmo.
O procedimento, no entanto, é pouco invasivo e geralmente bem tolerado pelos pacientes, o número de sessões varia com o caso, deverá ser evitada exposição solar após e não necessita de afastamento do trabalho.
Nos casos de Cirurgia o médico irá explicar detalhadamente o pré e o pós-operatório, de acordo com cada caso.
Você sofre com as varizes? Entre em contato com o Espaço Sinestesia e agende uma consulta com o Vascular.
Autoria:
Dr. Simão Raicher CRMSP 28.553